quarta-feira, 9 de junho de 2010

Que teria acontecido a Baby Jane? (1962)


REALIZADOR: Robert Aldrich PAÍs: EUA



COM: Bette Davis, Joan Crawford, Victor Buono



SINOPSIS: Baby Jane e Blanche são duas irmãs, separadas por tudo. Baby Jane em criança é uma menina prodígio embirrante, explorada pelo pai como cantora e dançarina. Já na idade adulta o talento da menina prodígio ofusca-se e é Blanche que contrói uma fulgurante carreira de actriz, sempre perante a inveja de Baby Jane, agora uma actriz medíocre que vive na sombra da irmã, que em criança desprezava. Um grave acidente de automóvel, no qual a culpabilidade de Baby Jane é crença geral, coloca Blanche em cadeira de rodas, e termina a sua carreira. Blanche passa a depender de Baby Jane para tudo, embora sendo ela que tem dinheiro. Vamos vê-las já quase sexagenárias, com Baby Jane, agora alcóolica, a desprezar a irmã, é a urdir um plano para a fazer desaparecer e retomar a sua "vida artística" de criança, na loucura sem se dar conta de todo o tempo que passou.



IMDB: 8,0 pontos em 10 OPINIÃO PESSOAL: 4 estrelas em 5



NUMA FRASE: Um filme arrebatador, acerca de alguém aprisionado por um passado que para o pior permanece presente, única realidade, que conduz a uma permanente obessessão pela vingança, conduzida pela psicose e o álcool. Um "duelo de titãs" entre duas divas do cinema, Bette Davis e Joan Crawford.



ESTREIA EM PORTUGAL: Não



OBS: Ganhou Óscar para o Melhor Guarda Roupa em 1963, e nomedo para Melhor Actriz Bette Davis, Melhor Actor Secundário, Victor Buono, Melhor Som e Melhor Cinematografia a Preto e Branco.



Obtido na Biblioteca Municipal de Silves




Sem comentários:

Enviar um comentário